Facebook Linkedin twitter YouTube

Tenha um certificado Juniper e destaque-se na multidão

Publicado em Treinamento e Certificação, Parceria, por Juniper em 13/02/2016


CPBR9 - Foto: Willian Soares Alves

 

Destaque-se na multidão! Esse foi o tema da palestra de Edson Rogério Cardoso, especialista em redes e arquiteto de Soluções da Wztech Networks, na Campus Party Brasil. A Wztech é uma integradora de soluções de comunicação, especializada em produtos e serviços para redes de comunicação seguras e avançadas, e parceira da Juniper Networks. Cardoso fez uma palestra sobre o sistema de certificação da Juniper: sua estrutura, os níveis de treinamento, recursos de formação como aplicativos de simulados das provas para baixar em celular, os laboratórios virtuais do Juniper Networks Cloud Labs.

Sua palestra, no entanto, foi sobretudo sobre a importância dos profissionais de redes conhecerem outras arquiteturas e sistemas operacionais abertos, como o Junos, da Juniper. E o OpenStack, conjunto de software de código aberto para computação e armazenamento em nuvem. "Há uma grande tendência de o hardware de rede se tornar uma commodity e de os desenvolvimentos serem feitos por software", disse. "E a Juniper Networks é uma das pioneiras nisso."

A Juniper, enumerou Cardoso, foi uma das primeiras fabricantes de equipamentos que teve a ideia de separar o plano de controle do plano de dados, criou seu sistema operacional baseado em um ambiente Unix FreeBSD, lançou um sistema operacional modular no qual os aplicativos que rodam no roteador ou switch se comunicam mas são independentes. "Hoje muita gente faz isso, mas a Juniper começou em 1998."

Todas as operadoras de telecomunicações que atuam no Brasil usam soluções Juniper, explica Cardoso. "A Juniper não trabalha com protocolos proprietários, trabalha com os protocolos de mercado. Por isso é 100% compatível e interoperável com qualquer outro fabricante. E isso, para quem trabalha na área, traz inúmeras vantagens, inclusive econômicas, porque você tem poder de barganha para negociar com vários fabricantes. E a solução vai funcionar."

Conhecer outras certificações é, para o profissional de redes, um diferencial em relação às soluções hoje dominantes no mercado e um pé no futuro. A estrutura de certificação da Juniper tem quatro níveis: O primeiro é o Juniper Networks Certified Associate Junos (JNCIA - Junos), que é pré-requisito para os demais. Assim que obtiver o certificado JNCIA Junos, o profissional pode escolher uma das trilhas –  Segurança, Enterprise ou Service Provider –, e continuar as certificações que são: Juniper Networks Certified Specialist (JNCIS), Juniper Networks Certified Professional (JNCIP ) e Juniper Networks Certified Expert ( JNCIE ). Há, também, uma opção focada em design de rede chamada Juniper Networks Certified Design (JNCD).

O diagrama abaixo traz um resumo das trilhas para as certificações Juniper:




Para saber mais sobre os níveis de certificação Juniper, acesse aqui. Outras informações (em inglês) estão disponíveis em http://www.juniper.net/us/en/training/certification/
 

 


Tags: Campus Party, Redes de Comunicação, Certificação, OpenStack, Junos, Conhecimento, Treinamento, Arquitetura de Rede, Sistema Operacional, Software, Código Aberto


Tags:  campus-party, redes-de-comunicacao, certificacao, openstack, junos, conhecimento, treinamento, arquitetura-de-rede, sistema-operacional, software, cod


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=