Saiba como escolher o melhor switch para o seu data center

Publicado em e-Book, Automação, Data Center, por Juniper em 02/10/2016


Como escolher uma solução de rede para o data center com desempenho correto e bom custo-benefício? O e-Book Top 10 Data Center Network Switch Considerations, produzido pela Juniper Networks, ajuda a responder a essa questão. Em primeiro lugar, o desempenho não se resume a produtividade: é preciso considerar as demandas em diferentes partes da rede e entender que a camada de agregação e o backbone têm exigências diferentes da arquitetura top of rack.
 


Não deixe de avaliar as opções: elas vão desde switches white boxes até os tradicionais para plataformas de próxima geração construídas com chips customizados. Pondere também sobre o espaço, um item valioso em centros de dados. Os servidores são feitos para ocupar o menor espaço possível e os switches também devem ocupar um espaço reduzido. As portas de alta densidade são uma característica que simplifica a rede e sua operação, além de diminuir o consumo de energia e a demanda do sistema de refrigeração. Elas permitem que os equipamentos suportem mais conexões físicas com altas velocidades por metro quadrado no rack.


A eficiência energética é um ponto importante nos data centers: quanto maior a capacidade de um switch, melhor, pois ele faz o trabalho de vários pequenos dispositivos, o que, em geral, equivale a economia de energia. Para diminuir os custos com energia e a demanda de refrigeração é importante ainda manter a rede ligada e não apagada.


O data center deve proporcionar níveis elevados de escala lógica. Uma arquitetura que suporte deep buffers, grande quantidade de filtros, prefixos de host e endereços MAC vai garantir que o desempenho da rede não diminuirá até que o usuário possa utilizar a capacidade total do switch.


Outro fator indispensável é a automação da rede. Ela eliminará o uso intensivo do tempo, que suga recursos de tarefas manuais em várias áreas, como a implantação e o provisionamento (um bom switch para data center é autoconfigurável e autoimplementável), operação (a rede trabalha em tempo real para ajudar o usuário a operar com máxima eficiência) e orquestração (a automação não é apenas centrada na rede, ela tem de se integrar com toda a estratégia de orquestração do data center).


Uma boa solução de analytics também oferece uma visão de raio X da rede, mostrando o que ela está fazendo, tanto no nível físico como no virtual, de forma proativa e em tempo real. Assim, a empresa terá a compreensão necessária para ajustar, consertar e otimizar a rede.

 

Alguns switches de data centers se tornam rapidamente obsoletos, o que faz as empresas jogá-los no lixo e começar de novo, se quiserem crescer. Mas as coisas não precisam ser assim. Um bom equipamento cresce com o resto do ambiente. A conectividade a 10GbE parecia demais no ano passado? A de 40GbE será suficiente para este ano? Quando a de 100GbE estará no horizonte? É bom não subestimar a necessidade de velocidade e comprar um equipamento de qualidade para as necessidades atuais e futuras.


Mesmo que os switches sejam uma peça-chave no data center, eles não são seus únicos componentes. A arquitetura de qualquer infraestrutura de data center deve ser projetada com excelentes plataformas de segurança. Ao avaliar opções para a segurança de rede é preciso considerar fatores como desempenho, facilidade de gerenciamento e a rapidez de integração das soluções com o resto da infraestrutura.


As redes fechadas e proprietárias implicam upgrades onerosos e podem ser fatais. Redes de data center simples, abertas e inteligentes possibilitam evoluir e preservar a liberdade para o futuro. Os switches do data center devem ainda suportar múltiplos modelos de arquiteturas de rede e fabrics. Lembre-se: escolher um equipamento que aceite várias opções de arquitetura ajuda a garantir que a empresa está pronta para o futuro.


Para ler o e-Book completo, clique aqui.

 

Leia também
Tire proveito da automação
Automação é a ferramenta certa para melhorar os negócios dos clientes
Aprenda como otimizar o consumo de energia no data center
 

 


Tags: Data center, Switches, Redes, Nuvem, Segurança, Eficiência energética, Automação, Orquestração


Tags: data-center, switches, redes, nuvem, seguranca, eficiencia-energetica, automacao, orquestracao


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=