Rede do NII do Japão interliga mais de 50 data centers com tecnologia Juniper

Publicado em Palavra do Cliente, por Juniper em 13/08/2016


O National Institute of Informatics (NII) foi criado em abril de 2000 para modernizar suas pesquisas e criar um sistema para disseminar informações científicas junto à população do país. O NII é o único órgão abrangente de pesquisa na área de informática, além de ser responsável pela supervisão e manutenção do Webcat, um grande banco de dados que inclui tópicos científicos e não-científicos.


Esse importante centro de pesquisas utilizou roteadores universais de borda da série MX 3D da Juniper Networks na SINET5, versão mais recente de sua rede, que começou a operar em 1º de abril deste ano. A rede é usada por cerca de 850 universidades e instituições de pesquisa no Japão e tem hubs de conexão nacionais, além de se conectar com centros similares dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia para divulgar projetos desenvolvidos tanto no Japão como no exterior. Entre os roteadores de borda da Juniper utilizados na SINET5 estão o MX2010 para grandes centros e o MX240 para centros menores. O NII construiu uma rede full-mesh, que interliga mais de 50 data centers dentro e fora do Japão.


Para manter o mesmo nível das redes de pesquisa da Europa e dos Estados Unidos, onde a conectividade a 100 Gbps é utilizada em larga escala, o NII precisava evitar pequenos atrasos de transmissão e ganhar eficiência no manuseio de grandes volumes de tráfego. A versão anterior da rede tinha uma topologia em árvore, na qual os nós de núcleo (roteadores) estavam instalados em oito das maiores cidades do Japão, com nós de borda (switches) implantados em cada região. Na medida em que o tráfego de dados aumentou, a infraestrutura existente começou a apresentar problemas, como os atrasos na transmissão e o pesado gerenciamento da carga de trabalho em decorrência do grande número de switches implantados.


Para resolver os problemas, a SINET5 exigia uma conexão full-mesh a 100 Gbps entre os 50 centros e precisava minimizar os atrasos na transmissão eliminando os “pulos” (hops). A rede também tinha de suportar inúmeras interfaces, desde 1 até 100 Gbps, para acomodar seus diversos assinantes. Além disso, para atender às exigências dos data centers, era desejável utilizar uma linha de roteadores com eficiência energética, com modelos para suportar várias escalas com a mesma arquitetura. Avaliadas todas as necessidades, o NII escolheu os roteadores da série MX 3D da Juniper Networks.


No projeto da SINET5, a ênfase não estava apenas no hardware, mas também no software e no sistema operacional. Com a utilização da função Logical Systems da série MX de roteadores Juniper, múltiplos roteadores virtuais para diversos tipos de VPNs podem ser configurados com um único roteador físico. Roteadores virtuais, bridges e switches também podem ser criados para oferecer vários tipos de acessos e serviços.


Com a ampliação do número de usuários SINET da área de pesquisa e desenvolvimento, a rede precisará acomodar a proliferação de assinantes por meio de uma maior integração. Também haverá necessidade de serviços de rede com maior valor agregado e mais funcionalidades. Os roteadores da série MX 3D têm a agilidade necessária para prover ao NII opções de escalabilidade para atender a demanda por maior capacidade – por exemplo, suporte para uma densidade INET (rede eletrônica de comunicação) de 100 GbE – ou até para interfaces ainda mais rápidas, graças ao uso de cartões de linha de 400 GbE, que tornam mais fáceis os upgrades e a escalabilidade. Tudo isso é crucial, considerando que a tecnologia de redes avança diariamente, a ponto de as interfaces de alta velocidade (100 Gbps) se tornarem regra geral atualmente.


Leia também
Evolução dos roteadores MX Series triplica desempenho nas redes
RNP expande rede para 100 Giga

 


Tags: National Institute of Informatics (NII) do Japão, Webcat, SINET5, Série MX 3D, Roteadores, Switches, Redes, VPN, 100GbE, 40GbE, Gigabit Ethernet, 100Gbps, Rede de pesquisa, Universidades


Tags: national-institute-of-informatics-nii-do-japao, webcat, sinet5, serie-mx-3d, roteadores, switches, redes, vpn, 100gbe, 40gbe, gigabit-ethernet, 100g


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=