Quase 60% das empresas do mundo adotarão SD-WAN nos próximos dois anos

Publicado em Artigos, por Juniper em 05/12/2016


Por David Noguer Bau*


De acordo com estudo da Kable Global ICT Customer Insight, nos próximos dois anos, 58,5% das empresas de todo o mundo planejam adotar a tecnologia SD-WAN (sigla em inglês para rede de longa distância definida por software). Já a consultoria IDC prevê que as receitas globais de SD-WAN vão ultrapassar US$ 6 bilhões em 2020, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) de mais de 90% no período 2015-2020. Há um certo exagero em torno da SD-WAN, mas o Gartner projeta que cerca de 500 empresas já adotaram a tecnologia em aproximadamente 25 mil escritórios em todo o mundo.


Como em qualquer tecnologia WAN, as empresas podem escolher desenvolver sua própria SD-WAN ou utilizá-la como um serviço gerenciado (de um CSP – provedor de serviços de conectividade – ou de uma OTT, provedor de serviços de áudio e vídeo pela internet). Cada opção tem seus prós e contras (veja a tabela abaixo) e cabe à própria empresa decidir o modelo que a atende melhor, com base em múltiplos fatores, como Capex versus Opex , expertise, suporte, riscos tecnológicos, tempo de implantação, cobertura global e desempenho da rede.

 

SD-WAN construída pelo próprio usuário SD-WAN gerenciada
Faça você mesmo SD-WAN SD-WAN de OTTs Construir com MPLS
Prós: Prós: Prós:
- Controle total dos componentes da solução - Rápida implantação - Integração total, menos riscos
  - Cobertura global - Suporte completo
     
Contras: Contras: Contras:
- Elevado custo operacional - Gerenciar múltiplos sistemas - Cobertura global
- Riscos tecnológicos - Preocupação com desempenho - Continuação da rigidez das telcos


Trabalhando junto com a consultoria PwC (ver o gráfico abaixo), a Kable Global concluiu que a preferência dos usuários varia de acordo com o ciclo de adoção. Aqueles que optaram mais cedo pela SD-WAN utilizaram uma abordagem DIY (Do It Yourself ou faça você mesmo). A segunda onda de adesão usou uma combinação entre DIY e SD-WAN fornecida por OTTs. A terceira, que está apenas começando, será dominada por CSPs.

 


Os usuários pioneiros são empresas menos avessas a riscos e melhor informadas sobre tecnologia. Na primeira onda de adoção da SD-WAN (2015-2016), encontramos companhias com mais filiais, portanto, com custos de WAN mais altos e, consequentemente, maior impacto sobre o ROI (sigla em inglês para retorno sobre o investimento). Essas empresas não queriam esperar que os provedores finalizassem seus serviços SD-WAN e assumiram os riscos de construir e gerenciar a tecnologia com seu próprio departamento de TI.


Durante o mesmo período, os provedores de serviços gerenciados começaram a oferecer seus produtos SD-WAN. Ao utilizar uma abordagem OTT, e sem redes legadas para integrar, aqueles prestadores foram mais rápidos do que os CSPs. Porém, na terceira onda, são justamente esses CSPs, com sua SD-WAN integrada ao MPLS (Multiprotocol Label Switching), que propiciaram a adoção em massa da tecnologia. Os CSPs têm capacidade de marketing para vender e dar suporte, além de uma marca de peso, e podem, ao mesmo tempo, satisfazer as múltiplas necessidades do usuário empresarial.


A arquitetura da solução Cloud CPE da Juniper é projetada para ajudar os provedores de serviços a atender rapidamente, e com segurança, às necessidades de escala e à integração da SD-WAN com MPLS, oferecendo o melhor desempenho dessa associação de tecnologias.


Para ler o artigo na íntegra, em inglês, clique aqui.
 

 

*David Noguer Bau é responsável pela vertical telco da equipe de marketing estratégico da Juniper Networks.

 

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