Qual é a melhor infraestrutura de rede na era da nuvem?

Publicado em White Papers, Cloud, Segurança, Data Center, por Juniper em 02/10/2016


Os executivos responsáveis pela tomada de decisões são pressionados para modernizar as infraestruturas de seus data centers e redes na nuvem. Quando as exigências dos negócios aumentam, as redes precisam ser mais ágeis, confiáveis e seguras, além de terem um bom custo-benefício e serem simples de gerenciar. O estudo “Top 5 Considerations in Choosing Networking Solutions for the Cloud Era” (As cinco principais considerações para escolher soluções de rede na era da nuvem), da Tech Target, desenvolvido para a Juniper Networks, mostra que todos esses elementos representam um grande aumento no volume e na variedade do tráfego.


A mudança para modelos de nuvem é um fator crítico para determinar a necessidade de modernização da rede, paralelamente à expansão de iniciativas relativas a mobilidade, big data, redes sociais e Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Em geral, redes legadas construídas para modelos cliente-servidor não atendem a essas exigências. Muitas dessas redes são montadas sobre plataformas proprietárias que limitam a inovação e impedem as empresas de adotar novas tecnologias.


Atualmente, há uma grande oferta de soluções de tecnologia. Mas fazer a escolha adequada é a chave para o sucesso. Por exemplo, saber onde e quando modernizar os switches baseados em chips de mercado, em vez de instalar produtos customizados e construídos para finalidades específicas, tem um impacto significativo no desempenho da rede. O mesmo vale para a adoção de soluções de gerenciamento simplificadas e automatizadas: elas são capazes de eliminar inúmeros processos manuais onerosos e arriscados, inerentes à implantação e às operações de rede.


As empresas também se movimentam em direção a SDN (redes definida por software) e NFV (virtualização das funções de rede), para implantá-las como modelos de arquitetura de nova geração. Com a adoção das novas tecnologias ainda é necessário traçar um caminho, escolhendo plataformas de rede que atendam aos desafios atuais e também considerem o investimento de longo prazo. Como ter certeza de que os investimentos feitos hoje não serão inúteis daqui a dois anos? Como modernizar a infraestrutura de rede sem interromper as operações?


Na primeira parte do estudo da Tech Target são feitas algumas das principais considerações relativas à escolha das soluções adequadas para garantir que a rede possa oferecer desempenho, segurança, agilidade, inovação e simplicidade necessários para a operação atual e futura.


As necessidades de switching incluem desde prover a conectividade básica da porta de alta velocidade até exigências mais complexas, que envolvem escala multidimensional e desempenho. O segredo para a seleção correta do switch é entender onde ele será utilizado (e para quê), avaliar todas as opções e trabalhar com um fornecedor que ofereça variedades e arquiteturas abertas. Se a empresa está implementando um switch no core da rede, por exemplo, é preciso se assegurar que o produto seja otimizado para máximo desempenho, densidade de porta, escala lógica e flexibilidade. Nesse caso, é preferível um switch que use um chip customizado, em vez de um “white box” ou outro equipamento baseado em chip do mercado.


Se o switch será usado na camada de acesso, o desempenho e a densidade de porta, provavelmente, não serão tão importantes. Assim, a escolha poderá recair sobre um equipamento de melhor custo-benefício e baseado em chip de mercado. Uma sugestão é perguntar ao fornecedor se ele oferece switches de core construídos com chip customizado e camadas de acesso que melhorem o desempenho dos chips de mercado. Dessa forma, será possível diminuir os gastos e otimizar os recursos com a possibilidade de implantar os dois tipos de switches lado a lado, em uma única rede.


Para ler o estudo completo (em inglês) clique aqui.
 

 


Tags: Data Centers, Redes, Nuvem, Switches, Tech Target, SDN, NFV, Segurança, Redes Abertas


Tags: data-centers, redes, nuvem, switches, tech-target, sdn, nfv, seguranca, redes-abertas


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=