Para conhecer melhor o sistema operacional Junos

Publicado em Treinamento e Certificação, por Juniper em 02/10/2016


Na página de treinamento do portal da Juniper Networks há uma biblioteca, a Juniper Networks Books. São livros técnicos de editoras de todo o mundo, que podem ser usados no campo ou em salas de aula. Os livros são escritos, editados e revisados por especialistas e engenheiros da Juniper e o objetivo é capacitar seus leitores para alcançar mais produtividade e eficiência nas redes que operam ou planejam.  Na biblioteca, há uma seção chamada Day One Library, com informações sobre o sistema operacional Junos e sobre redes com tecnologia Juniper, explicadas de forma objetiva, com instruções passo a passo e exemplos práticos e fáceis de seguir.


Todos os textos da Day One Library estão disponíveis em PDF e podem ser baixados direta e gratuitamente do site. Para baixá-los é preciso se registrar na J-Net, a comunidade de usuários da Juniper Networks. Ao se registrar, com e-mail e senha, além de poder baixar os livros, o usuário passa a receber e-mails cada vez que um novo texto é adicionado à biblioteca.


Para quem busca mais conhecimento sobre o Junos OS, o especialista em roteamento Danilo Rodrigues, da Juniper, recomenda a leitura de dois livros: Mastering Junos Configuration (Dominando a configuração do Junos) e Finishing Junos Deployments (Concluindo implantações do Junos).


Veja um resumo dessas obras:
Mastering Junos Configuration (Dominando a configuração do Junos) – Este livro virtual é adaptado para iniciantes no sistema operacional Junos mas também contém uma visão global que pode ser útil para dar, a usuários experientes, boas ideias sobre o banco de dados e as técnicas de configuração do Junos. Os vídeos estão disponíveis em cinco línguas (português, espanhol, inglês, mandarim e francês). Todos os depoimentos nos vídeos são de experientes engenheiros da Juniper (David Dugal, Haofeng Zhang, Olivier Melwig, Diogo Montagner e outros).


Leia a opinião do autor, Antonio Sanchez Monge, físico e matemático da Universidade Autônoma de Madrid (UAM) e membro da equipe de Sistemas Avançados da Juniper desde 2004:


"Em geral, as pessoas que entram em contato com o Junos acabam adorando o sistema. O Junos é com certeza o sistema operacional mais fácil de configurar, na minha opinião e, provavelmente, o melhor sistema operacional da indústria.  Sua interface de linha de comando é revolucionária desde o dia em que foi lançada. Este livro traz algo novo: depois de assistir cada um dos curtos vídeos linkados no vBook, o leitor pode realizar experiências práticas e testar o Junos em um dispositivo que o roda na nuvem, no ambiente Junosphere. Faça-você-mesmo é, para muita gente (inclusive para mim), a melhor maneira de aprender e, mais importante, de não esquecer o que se aprendeu. Minha paixão pelo aprendizado a partir da experiência foi o que me levou a escrever este livro”.

 

Finishing Junos Deployments (Concluindo implantações do Junos) – É um livro que se desdobra em duas partes: primeiro, serve como um lembrete sobre o que deve ser feito em qualquer implantação do sistema operacional Junos. Segundo, descreve como implementá-lo em um dispositivo de rede rodando o Junos. Veja, abaixo, a opinião do engenheiro de segurança de rede Scott Ware, da rede de varejo norte-americana Meijer:


"O autor, Martin Brown, leva a pós-implantação do Junos a outro nível neste excelente livro da biblioteca Day One! Às vezes, na implantação de configurações de rotina, nos esquecemos de dar atenção aos detalhes. Este livro tenta garantir ao máximo que nenhum item de configuração, pequeno ou grande, seja negligenciado. O livro nos ajuda a poupar tempo, evita dores de cabeça e auxilia no check-list pré-implantação."


Leia também
Livros gratuitos para baixar na biblioteca da Juniper
Day One Library: amplie seu conhecimento sobre SDN, automação e virtualização
Quer saber como mapear ameaças na rede?

 


Tags: Biblioteca, Junos OS, Configuração, Day One Library


Tags: biblioteca, junos-os, configuracao, day-one-library


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=