Juniper conecta novo supercomputador do centro de pesquisas climáticas dos EUA

Publicado em Palavra do Cliente, por Juniper em 22/10/2016


O Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos (NCAR, na sigla em inglês) escolheu a tecnologia Juniper Networks para construir a infraestrutura de rede de seu novo supercomputador de modelagem do clima.


Dedicado à pesquisa sobre as mudanças climáticas e o efeito estufa, o NCAR terá um dos supercomputadores mais potentes de todo o mundo, que fará até 5,34 quadrilhões de cálculos por segundo. “O novo supercomputador é fundamental para o sucesso de nosso programa nacional de pesquisas sobre o clima”, afirma o físico Leo Donner, professor de Geociências na Universidade de Princeton.


“Com ele, os cientistas de instituições muito dispersas geograficamente podem acessar ferramentas no estado-da-arte para computação, modelagem e análise, todas essenciais para fazer avançar o conhecimento e as habilidades preditivas do tempo e do clima”, explica. O novo equipamento será instalado até o fim do ano no Centro de Supercomputação do NCAR no estado de Wyoming, nos EUA, e entrará em operação em 2017.


É a infraestrutura de rede da Juniper que permitirá o acesso ao sistema por cientistas de todo o mundo. “O novo computador deve ser uma referência entre os mais importantes supercomputadores do mundo e vai fomentar uma comunidade de colaboração internacional”, comenta Al Kellie, diretor associado do Laboratório de Sistemas de Computação e Informação do NCAR. Com ele, os cientistas poderão ajudar governos e comunidades a se preparar para mudanças em ciclos hídricos, níveis de temperatura e do mar e outros impactos ambientais, além de alertar equipes de salvamento e informar comunidades sobre a necessidade de futuras evacuações.


A rede foi projetada para atender às demandas por capacidade e largura de banda exigidas por pesquisadores para processar dados sobre o clima e fazer análise preditiva do tempo. A solução escolhida usa o QFX10008, switch de alta performance e alta densidade da arquitetura MetaFabric da Juniper Networks. A arquitetura é baseada em padrões abertos, que possibilitam uma migração simples e escalável para data centers da próxima geração.


O NCAR é cliente da Juniper há mais de dez anos e também utiliza outros produtos do portfólio da fabricante, entre os quais os switches Ethernet, os nós de rede, que são os switches QFX (QFX Series Nodes) e os roteadores da Série MX 3D Universal Edge.


O switch QFX10008, de alta densidade, permite a automação da rede e é extremamente escalável. Assim, usuários remotos do mundo inteiro também poderão acessar o Ambiente de Dados Globalmente Acessíveis (GLADE, na sigla em inglês), que foi modernizado. Algumas das maiores redes de pesquisa e de educação do mundo são construídas com tecnologia Juniper. O projeto do NCAR levou em conta essa expertise da Juniper para apoiar redes globais de pesquisa e educação.


 

Leia também
RNP expande rede para 100 Giga
Rede do NII do Japão interliga mais de 50 data centers com tecnologia Juniper
 

 


Tags: Supercomputador, Pesquisas, Clima, Modelagem, QFX10008, MetaFabric, Data Center, NCAR


Tags: supercomputador, pesquisas, clima, modelagem, qfx10008, metafabric, data-center, ncar


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=