A NFV chega ao mundo móvel

Publicado em Parceria, por Juniper em 20/02/2016


A Juniper Networks e a Affirmed Networks, líder em redes móveis virtualizadas, firmaram um acordo tecnológico voltado para o desenvolvimento de soluções, que ajudam os provedores de serviços a fazer uma transição rápida e eficiente para uma arquitetura móvel virtualizada. O sistema será apresentado no Mobile World Congress 2016, de 22 a 25, em Barcelona, Espanha.

O objetivo da parceria para a construção de uma arquitetura de referência para redes móveis virtuais é possibilitar aos provedores de serviços móveis implementar novos serviços mais rapidamente e com custo inferior, na comparação com os de plataformas legadas. A arquitetura de referência combina a solução packet core virtualizada Mobile Content Cloud™ (vEPC),  da Affirmed Networks, com o portfólio de virtualização da Juniper Networks, que inclui o Firewall Virtual SRX (vSRX), a plataforma Contrail Cloud e a arquitetura MetaFabric™ para data centers.

O sistema vai ajudar os provedores de serviços móveis, que precisam de agilidade e rapidez na inovação para fazer frente à concorrência de pequenas startups ou provedores over-the-top (OTT). Além disso, como as redes atuais devem suportar milhões de novos dispositivos conectados, a infraestrutura adequada para esse cenário requer a flexibilidade e a escalabilidade que somente uma arquitetura virtualizada pode oferecer.

De acordo com Michael Howard, diretor sênior de pesquisa e conselheiro da IHS, a NFV (Network Functions Virtualization), ou virtualização das funções da rede, oferece inúmeros benefícios em termos de economias de capital e operacionais, além de agilidade na criação de serviços. Porém, observa, no caso da adoção de qualquer nova arquitetura tecnológica, as operadoras estão olhando para a comunidade de fornecedores em busca das melhores práticas e de orientação para agilizar suas primeiras implantações. "Acreditamos que os provedores de serviços vão levar em conta a associação única e comprovada de duas empresas inovadoras em tecnologia e com real experiência em implantações de soluções virtualizadas para redes móveis”, comenta.

A virtualização de funções de rede surgiu como uma solução ideal para permitir aos provedores de serviços de telecomunicações entregar novos serviços de forma rápida, fácil e lucrativa. A arquitetura de referência conjunta Juniper Networks e Affirmed Networks se destina a simplificar a transição para a NFV e construir redes móveis virtualizadas e lucrativas para as operadoras.

Componentes da arquitetura de referência
 

Soluções Funções Benefícios
Juniper Networks Contrail Cloud Platform A plataforma de orquestração na nuvem permite às operadoras móveis provisionar e gerenciar cadeias de serviços com a solução Evolved Packet Core (EPC) e Gi-LAN environment.
A solução é composta pelo Contrail Networking com OpenStack na cadeia formada pela Juniper, Affirmed e funções de redes virtuais de terceiros para criar serviços móveis fim a fim.
Novos serviços e aplicações podem ser ativados ou desativados sob demanda, entregando benefícios primordiais de um ambiente NFV.
Juniper Networks vSRX Virtual Firewall O firewall virtual garante a segurança desde a rede de acesso por rádio (RAN) até o EPC (Evolved Packet Core) e ainda no Gi-LAN environment. Funciona tanto como gateway de segurança para os túneis IPsec da RAN, como gateways e firewall de borda para a segurança do tráfego do EPC para a Internet.
Juniper Networks MetaFabric Data Center Architecture Uma arquitetura simples, aberta e inteligente para ambientes de data center de alto desempenho e confiabilidade e também para Next Generation Central Offices (NGCO – escritórios centrais de nova geração). Entrega funcionalidades com alta disponibilidade, como upgrade de software em serviço em um modelo distribuído, o que é ideal para suportar as soluções de nuvem para as operadoras.
Affirmed Networks Mobile Content Cloud (MCC) Provê solução Evolved Packet Core (EPC) totalmente virtualizada, comprovada com analytics, gateways WiFi e serviços Gi-LAN em uma plataforma integrada com capacidade para realizar serviços em cadeia para acelerar a criação de novos serviços móveis. O Affirmed MCC ajuda as operadoras a entregar novos serviços mais rapidamente, reduz o custo de criação e lançamento destes e melhora a qualidade da experiência do usuário.
A arquitetura MCC totalmente virtualizada e sua escalabilidade simplificam o planejamento da operadora oferecendo exatidão na capacidade de rede.

 

Leia também
As diferenças entre SDN e NFV
Os avanços da solução Contrail para SDN/NFV, na opinião de seus usuários
 


Tags: Affirmed Networks, NFV, Mobile World Congress, Operadoras Móveis, vSRX, OTT, Nuvem, Startup, Inovação, Virtualização, Provedores de Serviços


Tags: affirmed-networks, nfv, mobile-world-congress, operadoras-moveis, vsrx, ott, nuvem, startup, inovacao, virtualizacao, provedores-de-servicos


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=